Clube de Monteiros do Norte

Bairro da Coxa, Bloco D, Nº 12 R/C, Bragança, 5300-066 ,Portugal
Clube de Monteiros do Norte Clube de Monteiros do Norte is one of the popular Nonprofit Organization located in Bairro da Coxa, Bloco D, Nº 12 R/C ,Bragança listed under Non-profit organization in Bragança ,

Contact Details & Working Hours

More about Clube de Monteiros do Norte

Organização, segurança, espírito de ética – São as razões que estiveram na base da criação do CMN como um espaço aberto aos amantes da caça maior.

Por isso um grupo de monteiros, predominantemente do Norte, avançou para a criação do CMN, que não foi criado contra nada nem contra ninguém, mas para colmatar aquela enorme lacuna, e que está aberto ao diálogo com todos os amantes e defensores da caça maior numa perspectiva ética e organizada.

Não somos uma elite fechada, mas queremos ser uma referência.

Por um lado, organizamos montarias com qualidade e segurança, tendo particular cuidado na escolha e preparação das manchas, sempre em terrenos ordenados e abertas a não associados do clube.

Por outro lado, para aqueles sócios que nisso têm interesse e disponibilidade, promovemos e proporcionamos montarias ao javali ou mistas a veados e javalis, sempre abertas a não sócios, e ainda para os sócios proporcionamos esperas nocturnas ao javali e caça selectiva e de aproximação aos veados organizadas por entidades de reconhecida idoneidade e capacidade, em condições vantajosas.

A acção do Clube de Monteiros do Norte estende-se assim por todo o País, e nestes poucos anos de existência promovemos a organização de inúmeras montarias ao javali e aos veados, movimentamos nessas acções milhares de caçadores.

Queremos contribuir para o imperioso ordenamento da caça maior, que se vem fazendo deforma anárquica, sobretudo no aspecto organizativo.

A caça maior está em acelerada expansão, o que é um factor de desenvolvimento da vida e do espaço rural, mas para tal é imperiosa a necessidade de organização e de qualidade, sob pena do seu rápido descrédito, no que o CMN tem dado o seu contributo, preferencialmente em colaboração e com o apoio das entidades e autarquias da sua área de actuação.

Ajudar a instalar, difundir e defender o espírito ético e de responsabilização e respeito pelos companheiros, pelos matilheiros, pelos animais e pela natureza.

Implementar a profunda preocupação com a segurança nas montarias, grande problema sobretudo aqui no Norte, e como primeiro passo concreto e pioneiro o CMN criou um colete colorido e reflector, com o símbolo do Clube, e a obrigatoriedade do seu uso nas montarias do Clube, por monteiros e matilheiros, medida esta já obrigatória na maioria dos países europeus.

Queremos que o monteiro sócio do CMN em todo o lado seja um exemplo na defesa dos princípios da ética, da segurança e do respeito pelas boas práticas na caça maior.

O CMN criou, em homenagem póstuma ao saudoso companheiro Vitor Monteiro, um dos mentores da criação do Clube, os troféus a que se deu o seu nome e destinados a premiar anualmente o monteiro do ano, a melhor mancha e a melhor matilha.

O CMN entende ser urgente a criação de uma regulamentação própria para a caça maior nas suas diferentes modalidades e para as diversas espécies, e desde já com carácter de urgência no que respeita ao javali, o que terá de ser feito em estreita colaboração entre as entidades tutelares e as organizações representativas dos caçadores de caça maior, para tal se disponibilizando.

O CMN propõe-se pugnar e colaborar na introdução em Portugal de espécies de caça maior compatíveis com o nosso habitat e na implementação das já existentes, nomeadamente a urgente necessidade de admissão e reconhecimento nos PAE’s do corço como espécie explorável de forma sustentada, como primeira medida no combate ao furtivismo e protecção e apuramento da espécie.

Entende o CMN ser seu dever colaborar activamente na promoção do ordenamento, conservação e fomento das espécies de caça maior, e incutir nos associados e incentivar nos caçadores em geral o gosto e o interesse pelo estudo e discussão da problemática da caça maior em Portugal.

Por essa razão, o CMN tem participado activamente em simpósios, acções de formação, mostras, feiras e exposições de caça.

O CMN considera ser um aspecto muito descurado e por isso urge incentivar e apoiar activamente o fomento das raças de cães tradicionalmente utilizados na caça maior.

De uma forma genérica, o CMN entende como sua função promover e harmonizar os interesses dos caçadores com os dos agricultores e proprietários da terra, bem assim como com os de outros cidadãos e organizações interessados na defesa e fruição da fauna e da natureza, fomentar e promover acções de implementação, ordenamento e defesa da floresta e maneio dos terrenos incultos.

Map of Clube de Monteiros do Norte