Livraria Lello

Rua das Carmelitas, 144, Porto, 4050-161
Share
Send Message Add Review

Details

A Livraria Lello, S.A. é uma livraria de extraordinário valor histórico e arquitetónico, localizada no número 144 da Rua das Carmelitas, na cidade do Porto, em Portugal.

As suas origens remontam a 1881, quando os irmãos José e António Lello abriram um estabelecimento na Rua do Almada, no Porto, dedicado ao comércio e edição de livros. Em 1894 adquiriram a Livraria Chardron, fundada em 1869 pelo editor francês Ernesto Chardron, responsável pela publicação de grande parte da obra de Camilo Castelo Branco.

A expansão dos negócios motivou os irmãos Lello a construírem de raiz uma nova sede para o seu estabelecimento comercial. Escolhem o Bairro das Carmelitas, uma zona comercial de prestígio que então se estava a erguer na cidade do Porto. O projeto do edifício foi confiado ao engenheiro Francisco Xavier Esteves – considerado o introdutor do cimento armado nas construções civis em Portugal – que acabou por apresentar uma verdadeira obra de arte.

Inaugurado em 1906, o edifício ostenta uma fachada em estilo neogótico, destacando-se da paisagem urbana envolvente. No interior, estantes e tetos são copiosamente trabalhados, merecendo particular destaque a extraordinária escadaria de acesso ao primeiro piso e o grande vitral que ostenta o monograma com a divisa da livraria “Decus in labore”. Em 2016, a fachada e o vitral foram objeto de um cuidado restauro que lhes devolveu o aspeto e a luminosidade originais.

A revista Travel + Leisure colocou a Livraria Lello no topo da lista das livrarias mais “cool” do mundo; a estação televisiva CNN considera-a a mais bonita do planeta; a revista Time, os jornais The Guardian e Der Spiegel, a editora de guias de viagens Lonely Planet, todos a têm reconhecido como uma das mais belas do mundo pelo seu ímpar valor histórico e artístico.

Map

Updates From Livraria Lello

Share Your Experiance About Livraria Lello

Other Information

Other Categories: