Junta de Freguesia de Santa Eulália

Rua da Porta de Baixo, Santa Eulalia, 7350-451 ,Portugal
Junta de Freguesia de Santa Eulália Junta de Freguesia de Santa Eulália is one of the popular Government Organization located in Rua da Porta de Baixo ,Santa Eulalia listed under Government organization in Santa Eulalia , Public places in Santa Eulalia ,

Contact Details & Working Hours

More about Junta de Freguesia de Santa Eulália

História da nossa Aldeia


Povoada desde tempos remotos, a freguesia de Santa Eulália é extremamente rica em monumentos pré-históricos. Os Romanos deixaram visível a sua presença em locais como a Herdade da Alentisca e a Ermida de Santa Catarina. Digna de referência é também a Herdade de Fontalva com o seu palácio, em cuja zona têm sido encontrados vestígios do Paleolítico, Eneolítico, Bronze,Romanos e Visigodos. No actual território de Santa Eulália existiram várias ermidas, a mais antiga das quais foi a de Santa Maria da Alentisca. Para além desta, existem outras, como as de Santo António (Séc. XVIII), São João (Séc. XVII) e do Torrão (Séc. XVI).Em termos de monumentalidade, o destaque vai para a Igreja matriz, cuja construção remonta ao Séc. XV. Integra sete altares, sendo o de Nossa Senhora do Rosário em talha dourada do Séc. XVIII. A devoção em torno de Nossa senhora está bem patente nas festas da freguesia, que têm precisamente esta santa como padroeira. A fonte toda construída em granito, cuja construção data de 1931, foi desenhada por Capela e Silva, e foi o povo da freguesia de Santa Eulália que a levantou, no sítio onde ainda hoje se encontra.

Santa Eulália é, em termos de área e população, uma das maiores freguesias rurais do concelho de Elvas. Embora a actividade agrícola tenha um importante papel, outras há que merecem uma referência muito especial, devido ao enraizamento e expansão que conseguiram atingir na freguesia. Estão englobadas neste último a extracção de granito (com um número significativo de pedreiras), a confecção de vestuário típico (capotes, samarras, etc.), os trabalhos em estanho e ainda o fabrico de sacos e malas de viagem. A extracção de granito que hoje se faz nesta freguesia, conta já com os mais sofisticados instrumentos e máquinas, fazendo esquecer o trabalho, praticamente artesanal, onde se utilizavam ferramentas como os pistolos e a cucharilha. Esta actividade constitui hoje a principal fonte de emprego nesta freguesia que se viu assim enriquecida através do melhor nível de vida das suas gentes. O artesanato surge também como um sector a ter em conta, e neste particular são talvez os trabalhos de correaria, como por exemplo os arreios, burnis, selas e cartucheiras. A gastronomia típica de Santa Eulália reflecte de certa forma todo um conjunto de influências relativas a épocas do ano e rituais que ainda continuam a marca o quotidiano da freguesia. Assim, logo no princípio de cada ano, em pleno mês de Janeiro, comem-se as sopas de cachola, aproveitando alguns dos produtos resultantes da matança do porco e na Páscoa é inevitável e obrigatório provar o ensopado de borrego. Tudo o que atrás referimos pode ser encontrado anualmente numa Feira, centenária, que se realiza nesta freguesia, nos dias 10 e 11 de Junho. A proximidade da barragem do Caia, para além de tornar a pesca uma actividade lúdica preferida dos habitantes de Santa Eulália, possibilita que os pratos de peixe sejam também extremamente apreciados, com destaque para a carpa, a boga e o achegã. Santa Eulália, com a sua posição privilegiada, na rota entre a sede do concelho e a capital do distrito, pode constituir-se como um pólo de desenvolvimento.



Ali está em estudo a implantação de uma pousada da Juventude, que irá em muito dinamizar a freguesia. As infra-estruturas que Santa Eulália apresenta, a praça de touros (bastante antiga), o parque de jogos, as associações recreativas e desportivas, são factos determinantes, na ocupação dos tempos livres da sua população que continua a preservar os jogos da malha e do xisto. Santa Eulália é uma freguesia que não esquecendo o seu ilustre passado, se projecta no futuro, como o provam a construção de habitação que ali se verifica e o futuro centro de dia que está em construção. Berço de gente ilustre como o Capitão Manuel Rodrigues Carpinteiro, grande impulsionador da freguesia, José Silva Picão, Capitão Vaz Monteiro, governador civil de Portalegre e o Coronel Passos e Sousa, governador militar, Santa Eulália beneficiou também bastante da existência de uma estação dos caminhos-de-ferro para se desenvolver. Não podemos esquecer também a grande riqueza cinegética existente nesta zona, onde predominam as espécies como o coelho e a perdiz, sendo Santa Eulália uma zona histórica de caça, pois já o Rei D. Carlos aqui se deslocava para efectuar as suas caçadas. A freguesia apresenta dois tipos de habitação predominante: a casa alentejana (só com rés-do-chão) e casa senhorial, normalmente com 1º andar e interessantes trabalhos em ferro forjado nas sacadas, traços marcantes e intimamente ligados ao nobre passado desta freguesia.

Map of Junta de Freguesia de Santa Eulália